terça-feira, fevereiro 07, 2012

O dia em que Nova York parou!

Todos nós conhecemos a fama da cidade de Nova York, o grande centro financeiro dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, mas hoje, dia 07/02/2012, ela PAROU! Sim, meus amigos fãs da bola oval! A cidade que nunca dorme parou para ver o desfile dos reis da América!

Um lindo desfile para recepcionar os heróis da campanha do título Super Bowl 46, imagens fantásticas da festa dos torcedores do NEW YORK GIANTS. Um momento de glória para seus jogadores e principalmente os torcedores da cidade que nunca para. A festa contou com uma estrutura bem organizada com chuvas de papel picado e confetes nas cores da equipe, foi uma recepção tipicamente de grandes Heróis Americanos.

Todas as fotos do desfile você poderá ver no Álbum Oficial do Giants no Facebook.

Hóquei no gelo - Equipamentos básicos e as posições dos jogadores

Anteriormente, postamos sobre a competição, arbitragem e as linhas/campo. No post de hoje, vamos comentar sobre equipamentos básicos para a prática do Hóquei no gelo e as posições dos jogadores.


Equipamentos básicos:

Puck: O famoso disco, geralmente preto e feito de borracha vulcanizada. Chega a atingir Velocidades de 160km/h.

Stick: O taco. São feitos de materiais diversos (madeira, alumínio ou grafite).

Hockey skates: Patins. Feito de couro e lâmina de aço.

Jersey: Camisa decorada com o logo da equipe, o sobrenome do jogador e um número entre 1 a 98. Na NHL o número 99 não é mais permitido, em homenagem a Wayne Gretzky - considerado o maior jogador de hóquei no gelo de todos os tempos - que usava este número.

Helmet: Capacete usado pelos jogadores.

Glove: Luva usada pelos jogadores. Geralmente os goleiros usam na mão esquerda um outro tipo de luva, chamada catching glove.

Blocker: Luva de bloqueio, geralmente usado na mão direita do goleiro.

Outros equipamentos de protecção precisam ser usados, especialmente sobre o ombro, braço e as pernas. Estes equipamentos são bem mais grossos no goleiro, que ainda sim usa um colete grosso em torno de sua barriga e de seu tórax. Tais equipamentos de protecção são feitos de couro absorvente. No goleiro, a espessura de tais equipamentos é de 25 centímetros, na perna, e de aproximadamente 10 centímetros no corpo.


Posições: 

Todo roster de um time, em uma partida, deve contar com 18 jogadores de linha, e 2 goleiros, o titular e o reserva. Esse grupo de 18 jogadores se dispõe em 4 linhas ofensivas, e 3 defensivas, atuando em um normal shift (entrada) 1 linha ofensiva e 1 par defensivo, além do goleiro que normalmente permanece os 60 minutos de jogo. As formações das linhas ofensivas e dos pares defensivos podem ser alteradas pelo treinador, de acordo com a conveniência do jogo. As posições de jogo são:

Goalie: É o goleiro, responsável por defender o gol.

Defensman: Defensor, em um shift de 5 jogadores sempre haverá um par de defensores, responsável por guarnecer o goleiro e eventualmente auxiliar o ataque.

Right Wing (RW): Ala direito, literalmente, é o atacante que é projetado pra jogar no setor direito do seu ataque, embora isto seja apenas uma definição. Região melhores para canhotos, embora alguns destros se saiam bem por ali.

Left-Wing:(LW): Ala esquerdo, é o atacante projetado pra jogar no setor esquerdo do seu ataque, também isto seja apenas definição, o . Região melhor para destros, embora alguns canhotos se saiam bem por ali também.

Center (C): Central, é o principal jogador de coordenação das jogadas ofensivas da sua linha, e o principal responsável pelos faceoffs na sua linha também.


No próximo post vamos comentar sobre as penalidades e algumas expressões usadas no hóquei.


Fontes:

Wikipedia
NHL Brasil [orkut]: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84280645
CBDG: http://www.cbdg.org.br/hoquei


Equipe RBR

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Hóquei no gelo - Sobre o jogo

No tópico anterior, postamos sobre a história da NHL, as conferências (quais times participam), os Playoffs e a Stanley Cup. Hoje vamos mostrar mais um pouco sobre o Hóquei no gelo. Não deixem de comentar!

A competição:

O Hóquei no gelo ou Ice hockey é um esporte jogado entre duas equipes de seis jogadores que tentam marcar o maior números de gols possíveis, movimentando o disco com tacos. Cada equipe é composta por 3 atacantes (1 meio-campo e 2 pontas), 2 na defesa e um goleiro. A partida tem duração de 60 minutos, divididos em 3 períodos de 20 minutos e intervalos de 15 minutos entre os mesmos. Vence a partida que fizer mais gols. Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, é iniciado dois modos de desempate:

1 - temporada regular: O jogo terminando empatado é iniciado um período extra de 5 minutos, chamado OVERTIME ou OT. É realizado o esquema de Sudden Death (ganha quem fizer).
Caso nenhuma equipe pontue no OT, o jogo é levado aos SHOOTOUTS - SO - penalidades (penaltis parecidos como no futebol).

2 - playoffs: Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, será iniciado mais um período extra (OT), porém de 20 minutos (Sudden Death). Se nenhuma das equipes marcar um gol após os 20 minutos extras, outro período de 20 minutos é iniciado e assim sucessivamente, até sair um gol na partida.


Oficiais (Official) / Arbitragem:

São os famosos juizes do jogo, pessoas qualificadas que possuem algum tipo de responsabilidade ao longo do jogo, desde fazer com que as regras sejam respeitadas até a manutenção da ordem ao longo do jogo.

*On-ice officials: São aqueles responsáveis pela aplicação das regras do jogo dentro do gelo. Compõe-se, basicamente, de dois grupos: Referees e Linesmans.

a)Referees: São os árbitros com a tarja laranja no braço, são os principais oficiais no gelo, definitivamente são os responsáveis pela marcação das regras principais, gols, penaltis, situações de impedimento, etc, etc. Toda marcação de um referee, no entanto, é extra-oficial, sendo esta marcação, não importa sua natureza, passível de análise fora do gelo. Todo jogo há dois referees no gelo.

b) Linesmans: São os árbitros auxiliares, responsáveis por auxiliar os oficiais principais nas suas marcações, manter a ordem estabelecida no gelo, se manter na blueline em rushs para indicar possíveis impedimentos e, na talvez sua principal função, dropar o puck nos faceoffs. Os linesmans auxiliam os referees também em algumas marcações também. Todo jogo há dois linesmans no gelo.

*Off-ice oficials: São aqueles responsáveis por tornarem oficiais, em termos de registro, as marcações dos oficiais dentro do gelo. Geralmente tem pouca ou nenhuma influência nas ações dentro do rink, mas sempre dão a última canetada sobre qualquer marcação dos referees.



O campo (rink):

O rink possui um formato retangular nas dimensões de 61m x 26m (NHL) e 60m x 30m no resto do mundo.

(clique na imagem para ampliar)



As linhas do rink:

Red Line: É a linha vermelha pontilhada principal, que “divide” o rink em dois espaços.

Goal Line: São as linhas vermelhas que ligam lado a lado do rink, inclusive por baixo dos gols. Claro que, se o puck atravesar completamente esta linha debaixo do gol, será marcado o gol. Tem implicação na jogada do icing também.

Blue Line: São as linhas azuis localizadas na metade do caminho entre a red line e a goal line. Elas tem implicação nos impedimentos (offsides) também.

Offensive Zone/Densive zone: Os espaços localizados entre a blue line e a goal line são conhecidos como offensive zone (zona ofensiva, para o time que ataca ali) e defensive zone (zona defensiva, para o time que se defende ali).

Neutral Zone: Zona neutra, espaço localizado entre as duas bluelines, divido pela red line, importante espaço de transição do jogo.

Faceoff spots: Lugares onde podem ser dropados os pucks, sendo 4 nas zonas ofensiva/defensiva, e 5 na zona neutra (dois em cada metade da zona neutra, e um na região central). O lugar de se dropar o puck depende, claro, da natureza da marcação. (Tem regra específica pra isso, a 76.3: http://www.nhl.com/ice/page.htm?id=26487 )

Faceoffs circles: Quatro círculos principais, 2 em cada zona ofensiva/defensiva, lugar onde o puck é dropado, onde há também a marcação das posições do linesman responsável pelo puck e dos dois jogadores envolvidos na disputa (geralmente, os dois C da linha dos times, no gelo).

Center circle: Ou círculo central, é aquele círculo principal no centro do gelo, onde o puck é dropado no início da partida, após um gol, e em algumas outras situações de penaltis específicas.

Player bench: Banco dos jogadores, região do rink onde ficam os jogadores que não estão no gelo.

Penalty box: Banco do penalti, é onde ficam os jogadores que cometem alguma infração na partida, salvo aqueles expulsos ou os que cometem uma falta cuja penalidade de 5 minutos é maior que o tempo restante de jogo.

Boards: São as bordas, placas contínuas que delimitam o espaço onde o jogo ocorre.

Scorekeepers bench: Espaço reservado para os off-ice oficials, onde eles registram e oficializam as marcações dos referees.

Referee Crease: É uma área em forma de meia-lua, dentro do gelo, em frente ao banco d os off-ice oficials, onde os referees e linesmans se comunicam com estes oficiais.

Goal Crease: Área do goleiro, em forma de um pequeno meio círculo, que limita a região de trabalho do goleiro em frente do gol, e na qual ele é “intocável”.

Trapezoid Crease: Ou área do trapézio, é uma região delimitada por duas linhas concorrentes atrás da goal line, no qual é permitido ao goleiro trabalhar com o stick. Goleiro não poderá trabalhar com o stick atrás da goal line, fora do trapezóide, pois será passível de punição.

Goal: Os gols no jogo de hóquei são dispositivos pequenos, em média com 1,22 m de altura, 1,91 m de largura, e 1,12 m de profundidade


Fontes:

Wikipedia


Esperamos que tenham entendido mais um pouco sobre esse emocionate esporte que é o hóquei no gelo! No próximo post, vamos falar sobre equipamentos, jogadores, regras e outros detalhes adicionais.

Equipe RBR

A grande trindade das Américas!

Nesse domingo passado (05/02/2012), o mundo conheceu mais popular de seus campeões no futebol americano: o New York Giants! A equipe da cidade de Nova York faturou o título máximo da NFL ao vencer o New England Patriots de Boston na decisão do Super Bowl XLVI.

Em uma campanha emocionante, a equipe de Nova York mostrou que não basta ser equilibrado, quente e certeiro como seu Wide Receiver Victor Cruz que, toda vez que fazia uma recepção espetacular, ouvia o estadio inteiro gritar "CRUUUUUUZ", e seu Quaterback, Eli Manning, que liderou com primor a campanha do título com seus lançamentos sensacionais em regiões de extrema dificuldade e mostrou personalidade quando o time estava atrás do placar, sagrando-se campeão da NFL.

Já nos lados brasileiros, temos dois grandes campeões. Sim! O Brasil também joga Futebol Americano! E seus atuais campeões são ninguém menos que as grandes potências de São Paulo e do Rio de Janeiro. Caros amigos fãs da bola oval, eu estou me referindo ao atual campeão do TORNEIO TOUCHDOWN, o Corinthians Steamrollers. Este derrotou o Vila Velha Tritões na final do torneio num grande jogo, com grandes personalidades presentes.

No outro torneio que temos no Brasil, os campeões do torneio BRASIL BOWL foram ninguém mais, ninguém menos que nosso Fluminense Imperadores. Além disso, a final foi o segundo jogo de futebol americano em um estádio de futebol no Brasil, já que a Vila Belmiro também já tinha sediado outra final. O Couto Pereira foi todo adaptado para o confronto entre Coritiba Crocodiles e Fluminense Imperadores. Essa foi mais uma partida que foi decidida nos últimos minutos.

A EQUIPE DO ROOKIES BRAZIL PARABENIZA OS NOSSOS GRANDES CAMPEÕES, NEW YORK GIANTS, CORINTHIANS STEAMROLLERS E FLUMINENSE IMPERADORES!

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Um breve resumo da NHL

Em 1909, foi fundada a NHA (National Hockey Association), que continha apenas times das províncias de Quebec e Ontário, mas devido a algumas divergências internas, quatro times (Montreal Canadiens, Montreal Wanderers, Ottawa Senators e Quebec Bulldogs) saíram da NHA e fundaram uma nova liga, a NHL. Foi fundada em fundada em 1917 e, três anos depois, o Boston Bruins tornou-se o primeiro time americano na liga. Em 1942, houve uma redução de seis times na NHL, os chamados Original Six: Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Detroit Red Wings, Boston Bruins, New York Rangers e Chicago Black Hawks.

Em 1967, seis times foram adicionados à liga, curiosamente todos dos EUA (Los Angeles Kings, Minnesota North Stars, Philadelphia Flyers, Pittsburgh Penguins, Oakland Seals e St. Louis Blues), dobrando o seu tamanho. Em 1970, foram adicionados Vancouver Canucks e Buffalo Sabres. Em 1972, New York Islanders e Atlanta Flames. Em 1974, Washington Capitals e Kansas City Scouts.

Já com o fim da WHA (World Hockey Association, uma liga rival da NHL), em 1979, transferiram-se para a NHL o Winnipeg Jets, Edmonton Oilers, Hartford Whalers e Quebec Nordiques.

Na década de 1990, houve várias adições: San Jose Sharks (1991), Tampa Bay Lightning e Ottawa Senators (1992), Mighty Ducks of Anaheim e Florida Panthers (1993), Nashville Predators (1998), Atlanta Thrashers (1999), Minnesota Wild e Columbus Blue Jackets (2000).
Em 2004, negociações para reduzir os gastos dos times com salários levaram a um locaute que suspendeu a temporada 2004-05 inteira. O fim do locaute também mudou as regras, como por exemplo o fim dos empates.

Atualmente temos 30 times na NHL, são divididos em duas conferências (EASTERN e WESTERN), cada uma com três divisões contendo cinco times.


Conferência Leste (EASTERN):
clique na foto para ampliar


Conferência Oeste (WESTER):
clique na foto para ampliar 



O que é a temporada regular da NHL?

É disputada entre os meses de outubro a abril. Durante essa temporada reular, cada time disputa 82 jogos, sendo que 41 deles são em casa e 41 fora. Desde 2008-09 as regras do calendário de jogos estipulam que cada time jogue seis vezes contra cada adversário de divisão (24 jogos), quatro contra cada adversário de conferência (40 jogos) e uma contra cada time da conferência oposta (15 jogos). Os três jogos restantes são determinados aleatoriamente contra equipes da conferência oposta.


Os pontos são atribuídos da seguinte forma:
Dois pontos para uma vitória (seja ela durante o tempo regulamentar, prorrogação ou pênaltis).
Um ponto para uma derrota em prorrogação ou pênaltis.
Nenhum ponto para uma derrota em tempo regulamentar.


Ao final da temporada regular, o time que terminar com o maior número de pontos recebe o Presidents' Trophy.

Playoffs:
Disputados entre os meses de abril, maio e eventualmente junho, ao final da temporada regular, os campeões das três divisões, além das outras cinco equipes com o maior número de pontos em cada conferência (totalizando oito equipes por conferência) classificam-se para os playoffs. Os campeões de cada divisão são ordenados de 1 a 3, enquanto os outros cinco times são ordenados de 4 a 8.

Os playoffs são eliminatórios, e em cada série dois times disputam em melhor-de-sete para avançar à rodada seguinte. O time melhor classificado de acordo com a temporada regular enfrenta o pior classificado, e assim por diante (na primeira rodada, o número 1 joga contra o número 8, o 2 contra o 7, o 3 contra o 6 e o 4 contra o 5). Na segunda rodada, os times são reordenados, de maneira que as equipes que obtiveram as melhores classificações na temporada regular sempre tenham vantagem nos playoffs. O time com a melhor classificação tem a vantagem de jogar quatro dos possíveis sete jogos da série em casa: o primeiro, o segundo, o quinto e o sétimo jogos.


Stanley Cup:

A Copa Stanley (Stanley Cup, em inglês, ou Coupe Stanley, em francês) é o troféu máximo da liga, conquistado pelo campeão de cada temporada. É o troféu mais antigo ainda em disputa na América do Norte. As finais da NHL são chamadas de Finais da Copa Stanley e disputadas entre o final de maio e o início de junho pelos campeões das conferências Leste e Oeste e, assim como o restante dos playoffs, também são jogadas em melhor-de-sete [7 jogos].

Fonte: Wikipédia

Início - Novos hábitos

Muitas pessoas nos questionam o motivo de sermos fascinados pelos esportes norte-americanos, principalmente o hóquei no gelo. Algumas nos fazem perguntas do tipo: "Como vocês conseguem entender?'' ou ''Qual o motivo de gostarem de esportes tão incomuns?"

Pelo mesmo motivo de gostar de futebol, pra nós é muito comum... é totalmente normal. Esportes no gelo, baseball, futebol americano... não são diferentes lá, mas são estranhos aqui. Por que existe esse fator? Será que as pessoas só se fixaram ao futebol e desconhecem os outros esportes? Ou simplesmente têm preguiça de procurar mais entretenimento?

Acredita-se que esse fator é gerado pela falta de curiosidade. Se você é curioso, terá sede de conhecimento e isso o leva a buscar mais e, consequentemente, aprender mais. O ciclo de aprendizado não vai parar. Ou seja, o fator ''PESSOAS GOSTAREM APENAS DE FUTEBOL'', possivelmente, se dá ao fato de falta de curiosidade. O que nos impede de praticar um esporte no gelo? Nada.

Futebol é muito difundido no nosso país e a culpa pela ausência de outros esportes é das pessoas que não têm curiosidade. De fato, o governo não vai investir e as pessoas não vão se animar para sair procurando algum local para praticar.

Quando isso vai mudar? Quando os brasileiros tiverem curiosidade e passar os ensinamentos para outras pessoas que necessitam de conhecimento, novas práticas, novos hábitos...

Portanto, os esportes do norte só vão ser difundidos aqui quando todos tiverem curiosidade, praticarem e exigirem locais para a prática. Enquanto isso, nosso trabalho é de tentar reverter essa situação e promover ao máximo esses esportes. Você está convidado a buscar mais conhecimento e tirar todas as suas dúvidas com agente.

Equipe RBR

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites