No tópico anterior, postamos sobre a história da NHL, as conferências (quais times participam), os Playoffs e a Stanley Cup. Hoje vamos mostrar mais um pouco sobre o Hóquei no gelo. Não deixem de comentar!
A competição:
O Hóquei no gelo ou Ice hockey é um esporte jogado entre duas equipes de seis jogadores que tentam marcar o maior números de gols possíveis, movimentando o disco com tacos. Cada equipe é composta por 3 atacantes (1 meio-campo e 2 pontas), 2 na defesa e um goleiro. A partida tem duração de 60 minutos, divididos em 3 períodos de 20 minutos e intervalos de 15 minutos entre os mesmos. Vence a partida que fizer mais gols. Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, é iniciado dois modos de desempate:
1 - temporada regular: O jogo terminando empatado é iniciado um período extra de 5 minutos, chamado OVERTIME ou OT. É realizado o esquema de Sudden Death (ganha quem fizer).
Caso nenhuma equipe pontue no OT, o jogo é levado aos SHOOTOUTS - SO - penalidades (penaltis parecidos como no futebol).
2 - playoffs: Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, será iniciado mais um período extra (OT), porém de 20 minutos (Sudden Death). Se nenhuma das equipes marcar um gol após os 20 minutos extras, outro período de 20 minutos é iniciado e assim sucessivamente, até sair um gol na partida.
Oficiais (Official) / Arbitragem:
São os famosos juizes do jogo, pessoas qualificadas que possuem algum tipo de responsabilidade ao longo do jogo, desde fazer com que as regras sejam respeitadas até a manutenção da ordem ao longo do jogo.
*On-ice officials: São aqueles responsáveis pela aplicação das regras do jogo dentro do gelo. Compõe-se, basicamente, de dois grupos: Referees e Linesmans.
a)Referees: São os árbitros com a tarja laranja no braço, são os principais oficiais no gelo, definitivamente são os responsáveis pela marcação das regras principais, gols, penaltis, situações de impedimento, etc, etc. Toda marcação de um referee, no entanto, é extra-oficial, sendo esta marcação, não importa sua natureza, passível de análise fora do gelo. Todo jogo há dois referees no gelo.
b) Linesmans: São os árbitros auxiliares, responsáveis por auxiliar os oficiais principais nas suas marcações, manter a ordem estabelecida no gelo, se manter na blueline em rushs para indicar possíveis impedimentos e, na talvez sua principal função, dropar o puck nos faceoffs. Os linesmans auxiliam os referees também em algumas marcações também. Todo jogo há dois linesmans no gelo.
*Off-ice oficials: São aqueles responsáveis por tornarem oficiais, em termos de registro, as marcações dos oficiais dentro do gelo. Geralmente tem pouca ou nenhuma influência nas ações dentro do rink, mas sempre dão a última canetada sobre qualquer marcação dos referees.
O campo (rink):
O rink possui um formato retangular nas dimensões de 61m x 26m (NHL) e 60m x 30m no resto do mundo.
(clique na imagem para ampliar)
As linhas do rink:
Red Line: É a linha vermelha pontilhada principal, que “divide” o rink em dois espaços.
Goal Line: São as linhas vermelhas que ligam lado a lado do rink, inclusive por baixo dos gols. Claro que, se o puck atravesar completamente esta linha debaixo do gol, será marcado o gol. Tem implicação na jogada do icing também.
Blue Line: São as linhas azuis localizadas na metade do caminho entre a red line e a goal line. Elas tem implicação nos impedimentos (offsides) também.
Offensive Zone/Densive zone: Os espaços localizados entre a blue line e a goal line são conhecidos como offensive zone (zona ofensiva, para o time que ataca ali) e defensive zone (zona defensiva, para o time que se defende ali).
Neutral Zone: Zona neutra, espaço localizado entre as duas bluelines, divido pela red line, importante espaço de transição do jogo.
Faceoff spots: Lugares onde podem ser dropados os pucks, sendo 4 nas zonas ofensiva/defensiva, e 5 na zona neutra (dois em cada metade da zona neutra, e um na região central). O lugar de se dropar o puck depende, claro, da natureza da marcação. (Tem regra específica pra isso, a 76.3: http://www.nhl.com/ice/page.htm?id=26487 )
Faceoffs circles: Quatro círculos principais, 2 em cada zona ofensiva/defensiva, lugar onde o puck é dropado, onde há também a marcação das posições do linesman responsável pelo puck e dos dois jogadores envolvidos na disputa (geralmente, os dois C da linha dos times, no gelo).
Center circle: Ou círculo central, é aquele círculo principal no centro do gelo, onde o puck é dropado no início da partida, após um gol, e em algumas outras situações de penaltis específicas.
Player bench: Banco dos jogadores, região do rink onde ficam os jogadores que não estão no gelo.
Penalty box: Banco do penalti, é onde ficam os jogadores que cometem alguma infração na partida, salvo aqueles expulsos ou os que cometem uma falta cuja penalidade de 5 minutos é maior que o tempo restante de jogo.
Boards: São as bordas, placas contínuas que delimitam o espaço onde o jogo ocorre.
Scorekeepers bench: Espaço reservado para os off-ice oficials, onde eles registram e oficializam as marcações dos referees.
Referee Crease: É uma área em forma de meia-lua, dentro do gelo, em frente ao banco d os off-ice oficials, onde os referees e linesmans se comunicam com estes oficiais.
Goal Crease: Área do goleiro, em forma de um pequeno meio círculo, que limita a região de trabalho do goleiro em frente do gol, e na qual ele é “intocável”.
Trapezoid Crease: Ou área do trapézio, é uma região delimitada por duas linhas concorrentes atrás da goal line, no qual é permitido ao goleiro trabalhar com o stick. Goleiro não poderá trabalhar com o stick atrás da goal line, fora do trapezóide, pois será passível de punição.
Goal: Os gols no jogo de hóquei são dispositivos pequenos, em média com 1,22 m de altura, 1,91 m de largura, e 1,12 m de profundidade
Fontes:
Wikipedia
NHL Brasil [orkut]: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84280645
Esperamos que tenham entendido mais um pouco sobre esse emocionate esporte que é o hóquei no gelo! No próximo post, vamos falar sobre equipamentos, jogadores, regras e outros detalhes adicionais.
Equipe RBR
0 comentários:
Postar um comentário